quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"O Sonhador", uma curiosa estória de Ian McEwan

     Olá leitores. Hoje falaremos de um livro diferente, que possui uma curiosa forma de narração, chamado O sonhador, que narra as façanhas de Peter, um garoto que não é bem compreendido pela família, pois vive recluso em seu mundo particular, quase sempre absorto em suas fantasias criativas e sonhadoras. Cada capítulo conta uma nova aventura do menino, de uma forma particular e própria, excepcional. A maioria de suas quimeras consiste em sua própria metamorfose. O próprio autor, no início do livro, escreveu:

Meu intuito é narrar a história de corpos que foram transformados em formas de diferentes espécies

        Vou citar algumas das transformações relatadas na obra: Peter se transforma em adulto, troca de lugar com um bebê, troca de lugar com seu gato.
   Mas, sem dúvida, a melhor das estórias é O ladrão, e gostaria de resumi-la para vocês:

   Na rua em que a casa de Peter estava localizada, iniciou-se uma série de furtos que preocupou seus pais, pois o ladrão seguia pelo decorrer da rua, roubando uma casa após a outra. Então, o garoto resolve criar uma armadilha para capturar o misterioso e ardiloso ladrão. E assim faz. Mas, ao encontrar o larápio, e colocar seu plano em prática, um terrível imprevisto ocorre...
  Gostei muito de conhecer as proezas de Peter, narradas de uma forma tão curiosa e inédita.