segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O clássico do suspense, mistério e terror

 Sim, é ele mesmo. hoje falaremos, dele, o clássico da literatura inglesa, O médico e o monstro.  Um dos livros de suspense mais marcantes do século XIX. A trajetória da narrativa, em seus pontos altos de suspense, é muito emocionante, e por vezes, assustadora.
  A história se passa na capital inglesa, e é contada por Mr. Utterson, advogado do célebre Dr. Jekyll; Tudo começa com uma desconfiança de Dr.Utterson a respeito do testamento recentemente escrito por seu cliente, no qual deixa todos os seus bens, no caso de sua morte súbita, para Mr. Hyde, uma figura misteriosa e grotesca, sobre a qual poucos tinham notícias, e que fizera  aparições em cenas de crimes tétricos. Todas as pessoas que o descreviam viam uma característica em comum na figura:

    Ele não é fácil de descrever. Há algo de errado com sua aparência, alguma coisa de desagradável,  alguma coisa realmente detestável. Nunca vi nenhum outro homem a quem detestasse tanto, e devo confessar que não saberia dizer quê. Ele deve ter uma deformidade em algum lugar do corpo, embora não consiga especificar em que ponto. É um homem de aparência extraordinária e, no entanto, não posso apontar nele  nada que seja fora do comum. Não senhor, não tenho pontos de apoio, não consigo descrevê-lo. E não é por falta de memória, pois é como se o visse, agora mesmo.

        Toda a trama é cercada de um clima obscuro, sinistro, que se intensifica conforme Mr. Utterson vai conseguindo pistas e chegando perto de entender o dilema confuso e extremamente pungente de seu colega, Dr, Jekyll, que se afastava cada vez mais de sua vida social e  penetrava em suas angústias causadas pelo ônus da situção sem saída  em que se colocara.

        Quando a  identidade de Edward Hyde finalmente é descoberta, no final do livro, e que todas as peças do quebra-cabeças coletadas Por Mr. Utterson durante o decorrer da história parecem se encaixar perfeitamente, nos revelam a terrível realidade por trás da relação do médico com o monstro.
           

         Leiam quando puderem, e apreciem o brilhantismo da narração de R.L. Stevenson...