domingo, 15 de julho de 2012

FRANKENSTEIN

Boa tarde leitores! Hoje a postagem vai ser um grande trabalho de Língua portuguesa que realizei, sobre o livro Frankenstein, ou o Prometeu moderno. Epero que gostem, foi um trabaho bem longo e cansativo mas alcancei bons resultados.



Trabalho de português: Análise literária
 























Sumário

1.Identificação.......................03
1.1.Autor.........................................03
1.2.Obra..........................................03
1.3.Edição........................................03
1.4.Editora.......................................03

2.Pesquisa............................04
2.Biografia da autora Mary Shelley................04

3.Estrutura da obra...................05
3.1.Assunto.......................................05
3.2.Mensagem......................................05 3.3.Enredo........................................05 3.4.Justificativa do título.......................06
3.5.Verossimilhança...............................07
3.6.Personagens ..................................07
3.7.Espaço........................................08
3.8.Ambiente......................................08
3.9.Tempo.........................................08
3.10.Época........................................09
3.11.Narrador.....................................09
3.12.Linguagem....................................10
3.13.Estrutura textual............................10

4.Opinião pessoal.....................12
Análise em relação às características da obra.....12


5.Anexo..............................13
Imagens dos europeus em que se passa a história.13









Identificação da obra


1.1.Autor da obra: Mary Shelley.

1.2.Obra: “Frankenstein, ou o Prometeu moderno”. O nome original é “Frankenstein, or the modernus Prometheus” (1818).

1.3.Edição: 2ª edição, feita em  2009, impresso em 2012, em São Paulo, SP.

1.4.Editora: Martin Claret Ltda.




Pesquisa

2.Biografia da autora Mary Shelley

Mary Shelley nasceu em 1797,  na cidade de Londres, capital da Inglaterra. Sua mãe foi uma feminista importante, uma das primeiras; e seu pai, jornalista e escritor. Desde criança, ela sempre foi muito criativa, gostava de inventar histórias e escrever. Não teve uma educação muito formal, mas seu pai lhe ensinou sobre muitos assuntos.
Aos dezesseis anos fugiu de casa para morar com o poeta inglês Percy Shelley, com quem se casaria alguns anos mais tarde.
Sua obra que lhe trouxe sucesso foi Frankenstein, ou o moderno Prometeus, que se tornou um clássico da literatura mundial, que foi encorajada durante uma reunião entre ela, o marido, e outro amigo escritor, chamado George Byron, na forma de uma brincadeira, uma competição de histórias de terror. Sua história foi a única a ser concluída, e hoje em dia é um clássico da literatura mundial.
Anos mais tarde, Mary passou por perdas na família, seu marido e 3 filhos dos 4 morreram, o que lhe deixou com uma profunda depressão (na época, devido à medicina pouco desenvolvida, as pessoas morriam por doenças que hoje em dia são facilmente curadas). Entretanto, ela escreveu até o fim de sua vida. Sempre esteve muito envolvida com o mundo da literatura,  apesar de tudo. Shelley veio a falecer com 53 anos, com a suspeita de um tumor cerebral.
Algumas de suas outras obras foram: “O último homem”, “Faulkner”, “Mathilde”, “Valperga” e “Lodore”.
Há um vídeo sobre a biografia da escritora, que recomendaria àqueles que querem saber mais: Mary Shelley´s biography.


Estrutura da obra
                                    
3.1.Assunto: O assunto da obra Frankenstein é a produção da vida pelo homem, as responsabilidades do criador para com a criatura, e toda a questão ética e moral que esta situação desencadeia. A essência da história foi inspirada na lenda grega de Prometeu e a criação de vida na terra, que é o coração do clássico. Mas toda a repercussão deste fato que é representada no livro foi imaginada pela autora Mary Shelley.
 3.2.Mensagem: Em minha opinião duas importantes mensagens ficaram muito nítidas ao longo da leitura de “Frankenstein”. A primeira delas é a responsabilidade que o criador tem para com a criatura, que é um forte elo e não pode ser negada ou ignorada: é um reflexo do processo de criação, que deve ser respeitada. A segunda mensagem é a ética que uma situação como a apresentada no livro desencadeia. Até hoje há muita discussão e reflexão sobre o assunto, pois a ética está muito ligada com a reprodução da vida humana através de processos como a clonagem, por exemplo. Mesmo se o homem tiver todo o conhecimento e material necessário para fazer uma clonagem humana, na vida real, ele há de hesitar, exatamente pela questão ética. O homem que surgiria a partir daí levaria uma vida possivelmente infeliz, por não ter nascido normal, ou por ser diferenciado dos outros por esta questão, por ser uma cópia e somente isso.
 3.3.Enredo: A história começa com as cartas de Robert Walton, um viajante, à sua irmã Margareth. Ela serve como uma introdução à narrativa de Victor Frankenstein, pois este é resgatado pela tripulação de Walton e conta sua biografia ao primeiro. Começa na época em que nasceu, na Itália, fala  da história de seus pais e de sua irmãzinha adotiva, Elizabeth, e de sua amizade com Hery Clerval. Ele teve uma infância muito feliz em Genebra, capital da Suíça, e lar de sua família. Ao crescer ele vai estudar na Universidade de Ingolstadt, na Alemanha. Ele passa vários anos se aprofundando em seus estudos científicos no local. Em certa altura ele resolve, a partir de seus conhecimentos sobre a eletricidade, dar vida a um ser humano com cargas de energia, costurando partes de cadáveres. A ideia toma conta de sua mente ele começa a colocá-la em prática, se dedicando com afinco, dando toda sua energia, embalado por um impulso quase doentio. Ao terminar sua obra e vê-la finalmente abrindo os olhos, Victor cai em si e foge do local tomado por um terror mortal. Ele adoece e é amparado por seu amigo Clerval que tinha chegado para visitá-lo. Ele evita voltar para a Universidade para não reencontrar a horrenda criatura que criara.
      Frankenstein já estava se recuperando, depois de muitos meses, quando recebeu a notícia da morte de seu irmão caçula Willian, e decide voltar para sua terra. Uma jovem mulher chamada Justine, que trabalhava para sua família e fora criada por ela, sempre muito querida, estava sendo acusada do assassinato do garoto. Victor sabia que tinha sido obra do monstro que criara.
      Algum tempo depois, Justine já havia sido julgada e condenada a morte, Victor estava em um de seus passeios pelos arredores de casa, para aliviar o peso na consciência, quando encontrou a criatura. Ela insistiu para contar sua história, desde que acordou pela primeira vez: passara por muitas dificuldades e sofrera por ter sido abandonada por seu criador. Agora ela veio reivindicar seu direito para com o criador, pedindo que Victor fizesse para ele uma mulher da mesma espécie que lhe fizesse companhia.
     Depois de um ano, quando Victor já havia se encorajado a iniciar a segunda criação, e estava no início dela, destrói tudo que havia iniciado pensando nas possíveis (e prováveis) futuras consequências de seu ato. Ao ver isso a criatura o ameaça e promete fazer de sua vida infeliz e miserável.
     Quando Victor resolve voltar para casa, acaba chegando a uma ilha em que é acusado de matar um jovem que fora encontrado enforcado: era seu amigo Henry Clerval. Ele adoece novamente, vai preso pelo  crime, e passa vários meses esperando o julgamento, e é finalmente absolvido.
    Frankenstein volta para casa a fim de proteger sua família, mas não consegue evitar a morte de sua querida Elizabeth, que é enforcada após o casamento de ambos, e de seu pai, que não resiste à notícia da morte de sua querida sobrinha. Desde então Victor tem seguido a criatura por todas as partes do mundo, sentindo fome e frio, calor e desespero, com o único intuito de derrotar a criatura que criara e que lhe infligira o desespero e a infelicidade, e que poderia seguir pelo mundo alastrando a crueldade e cometendo crimes hediondos. Neste ponto ele encontrou o barco de Walton e foi salvo naquele local ermo, em que somente barcos de exploração passariam.
    O término da narração de Victor é sucedido pela continuação da correspondência de Walton para sua irmã. Ele conta que o cientista vem a falecer algumas semanas mais tarde, lhe causando muita tristeza. Logo após este ocorrido ele flagra a criatura visitando o cadáver de Frankenstein, e este, com o coração tomado de amargura, conta que resolveu se matar e acabar com a solidão com que foi predestinado a viver. Todos os assassinatos que cometeu para se vingar de seu criador lhe faziam sofrer imensamente de remorso, mas os cometeu para mostrar ao criador uma pequena parte do que havia sentido.
 3.4.Justificativa do título: O título do livro é Frankenstein, ou o Prometeu moderno. O primeiro nome se refere à família Frankenstein, da Suíça, que é a família de Victor, o cientista que protagoniza a história. Este era o nome de uma cidade localizada na Silésia, que dera o nome à família. Há quem diga que este nome foi escolhido por Mary Shelley em homenagem a um amigo que era membro dessa família.
  Prometeu moderno porque é uma recriação da lenda grega de Prometeu, que contava sobre a criação dos animais e da vida na Terra. Nessa lenda Prometeu, que era somente um titã, inferior aos outros deuses do Olimpo, rouba o fogo, que era considerado sagrado e pertencia somente aos deuses, para dar aos humanos. Ele teve que sofrer uma severa punição por abusar de seus poderes para com a gestão da vida.
 3.5.Verossimilhança: Um tipo de verossimilhança que está muito presente na narração é a citação de obras e de pensadores que eram célebres na época em que se passou a história. Aqui estão algumas delas:
 Þ    “O velho marinheiro”, poema de Samuel T. Coleridge;
Þ    Cornelius Agrippa,Paracelso e Alberto Magno;
Þ    “O vigário de Wakefield”, poema de Oliver Goldsmith;
Þ    “Mutability”, poema da própria Mary Shelley;
Þ    “Ruínas dos impérios” do Conde de Volney;
Þ    “Paraíso perdido” de John Milton;
Þ    “Vidas paralelas” de Plutarco;
Þ    “Os sofrimentos do jovem Wether”, de Goethe;
Þ    “Tintern Abbey” de Wordsworth;
Þ    “Orlando furioso” de Ludoveco Ariosto;
Þ    O Rei Arthur e a Távola redonda.
 Também no texto são citados personagens e acontecimentos históricos. Para exemplificar:
                Þ    O domínio austríaco de Milão;
Þ    John Hampden, importante político inglês durante a revolução inglesa;
Þ    O rei Carlos I da Inglaterra.
 3.6.Personagens:  As personagens principais são Victor Frankenstein  a criatura, Elizabeth Lavenza e Henry Clerval. Victor é um homem estudioso, de bons princípios, com grandes ambições científicas, que também é muito ansioso e agitado.A criatura a princípio é um ser que não possui nenhum conhecimento sobre o mundo ou malícia, mas possui sentimentos tipicamente  humanos. Sua estatura é gigantesca, sua forma é grotesca, seus cabelos, escuros e encaracolados, sua pele e olhos, amarelados. Elizabeth Lavenza, a prima adotiva de Victor, é uma jovem cujos maneiras são delicadas e angelicais. Sua expressão é doce, e é muito querida por todos que a conhecem. Além disso, ela apresenta uma boa educação, dada pela família Frankenstein. Henry Clerval, melhor amigo de Victor, é um jovem muito alegre, que tem vivacidade e pensamentos positivos. Ele vê a beleza nas paisagens da natureza e nos animais, e tem interesses diferentes do que Victor: sua vocação é mais humana, menos científica. Ele é muito fiel e atencioso com as pessoas que preza.
  As secundárias são Robert Walton, Henry Clerval, Alphonse Frankenstein, Justine Moritz, Sr. Waldman, e Sr. Krempe. Há ainda algumas personagens que fazem parte da trama mas aparecem raras vezes ou só durante um capítulo, ou ainda são somente citadas. Elas são: Margaret, Caroline, Beaufort, William, Ernest, Agatha, Felix, DeLacey, Safie, sr.Kirwin e Daniel Nugent. Quanto ao protagonista e ao antagonista da história, não acho que haja bem definido. Em minha opinião tanto Victor quanto o monstro atuam em ambos os papéis, e isso é claramente perceptível durante a leitura das narrações de cada um dos dois.
 3.7.Espaço: Os principais locais em que se passa a história são: São Petersburgo, por onde Walton passa em suas viagens,
Nápoles, cidade natal de Victor, Lucerna, cidade em que Caroline conhece Alphonse, Genebra, cidade de sua família, Milão, local onde Caroline adota Elizabeth, Alemanha e França, por onde seus pais viajaram, e mais tarde, onde Victor iria estudar ( em Ingolstadt, na Alemanha), e por onde passaria em suas viagens de ida e volta à universidade e onde teria seu primeiro encontro com o monstro depois de sua criação (Paris e Chamonix, respectivamente). Além disso, Victor também passa por Londres com seu amigo Henry, e enquanto este segue sozinho para a Escócia Frankenstein segue para Okney Islands para realizar a sua segunda criação.
 3.8.Ambiente: Todos os países em que se passa a história são de primeiro mundo, e a maioria delas é apresentada em seus lados urbano e não urbano. Na parte urbana estão as capitais nacionais, que na época possuía movimentadas e grandes ruas comerciais, por onde passavam carroças e carruagens puxadas a bois e cavalos, estas últimas transportando as pessoas mais abastadas. Já na parte não urbana, que serve de cenário para as viagens e passeios, e contém lindas belezas naturais dos mais variados gêneros.
 3.9.Tempo: Percebi três espaços de tempo que estão presentes na história e se sobrepõe. Eles são:
 Þ    O tempo da correspondência de Walton, que é algo entre dois e três meses de cartas;
 Þ    O tempo de vida de Victor Frankenstein, que é algo como cinquenta anos, desde seu nascimento até o dia de sua morte;
 Þ    O tempo da narração de Victor, quando conta sua biografia para Robert Walton, que durou por volta de três dias.

3.10.Época: A época que serve de cenário para a trama de Frankenstein é a Era vitoriana. Na verdade, a história se passa um pouco antes do início desta era, mas foi como uma introdução a este período e pode ser comparada a ele. O fato de muitos dos escritores a que se faz referência no livro terem feito sucesso durante esta mesma era é uma das relações da obra com a época em que se passou. Outra situação que podemos comparar é a que foi descrita no seguinte parágrafo:
  O nome do ancião era DeLacey. Descendia de uma boa família da França, onde vivera muitos anos na abastança, respeitado pelos superiores e benquisto pelos pares. Seu filho fora educado para servir à pátria, e Aghata tivera a mesma condição social de damas da mais alta distinção. Alguns meses antes de minha chegada, viviam numa grande e luxuosa cidade chamada Paris, rodeados de amigos e gozando dos prazeres que a virtude, o refinamento do intelecto ou o gosto, acompanhados por uma razoável fortuna, podiam proporcionar(cap 14, pg 119).
 Uma situação como esta, era muito comum nesta época antiga. Além disso, o fato que seguiu a este, que foi o exilamento da família e seu empobrecimento, era muito mais comum na época do que é hoje em dia. Estas situações não são específicas da Era vitoriana, mas estão diretamente ligadas com estes tempos antigos.
 3.11.Narrador:O narrador é sempre personagem, ou seja, a história é sempre narrada na primeira pessoa. Há partes do livro em que essa pessoa é Robert Walton, nas cartas, outras Victor Frankenstein, e outras em que é a criatura. Aqui vão trechos do livro narrados por cada uma das personagens citadas acima, respectivamente:
 Þ    “Como o tempo passa devagar por aqui, cercado que estou pelo gelo e pela neve! Mesmo assim, dei um segundo passo na dire ção da minha excursão. Aluguei um navio e estou ocupado recrutando os meus marinheiros; aqueles que já contratei parecem ser pessoas em que posso confiar e certamente são homens de intrépida coragem”(carta 2, pag 22).
Þ    “Quando completei 17 anos, meus pais resolveram que eu deveria estudar na Universidade de Ingolstadt. Até então, havia frequentado as escolas de Genebra, mas meu pai julgou necessário, para completar a minha educação, que eu conhecesse outros costumes além dos do país natal”(cap 3, pg 44).
 Þ    “É com grande dificuldade que me lembro da época original de  meu ser; todos os acontecimentos daquela época me parecem confusos e indistintos. Uma estranha multiplicidade tomava conta de mim, eu via, sentia, ouvia e cheirava ao mesmo tempo(...)”(Cap 11, pag 101).
3.12.Linguagem: A linguagem com que o texto é narrada é culta, e mesmo nos diálogos isso pode ser percebido: todos falam de forma extremamente formal. Talvez esta característica também esteja um pouco relacionada com a época em que a narrativa foi criada e que se passa, pois naquele período a linguagem formal e a linguagem coloquial não eram tão dissociadas como são nos dias de hoje.
 3.13.Estrutura Textual: Na obra estão presentes estes principais tipos de estrutura: narração, descrição, diálogo e dissertação. Logo abaixo estão alguns dos trechos que os representam mais claramente, na mesma ordem em que foram citados:
 Þ    “(...)Descendia de uma boa família na França, onde vivera muitos anos na Abastança, respeitado pelos superiores e benquisto pelos pares. Seu filho fora educado para servir à pátria, e Aghata tivera a mesma condição social de damas da mais alta distinção”(criatura narrando a história da família da cabana: cap 14, pg 119).
 Þ    “(...)essa criança era mirrada e muito loura. Seu cabelo era do mais brilhante e vivo ouro e, apesar da pobreza das roupas, parecia portar uma coroa de distinção sobre a cabeça. As sobrancelhas era claras e amplas, os olhos, azuis sem nuvens, e os lábios e a forma do rosto, tão expressivos de sensibilidade e de doçura que ninguém podia vê-la sem  a considerar de uma espécie diferente, um enviado pelo céu que trazia um selo celestial em todas as feições”(Victor descrevendo sua prima adotiva Elizabeth, sua primeira impressão dela: cap 1, pg 36).
 Þ    “-Vim procurar um fugitivo.
-E o homem que você perseguia viajava da mesma maneira?
-Sim.
          -Então, acho que o vimos, pois, um dia antes, de resgatarmos você, observamos alguns cães que puxavam pelo trenó com um homem”(Diálogo entre Robert Walton e Victor Frankenstein, logo que se conheceram: carta 4, pag 28).
Þ    “Estava agora prestes a formar outro ser cujas disposições igualmente ignorava; ela podia tornar-se dez mil vezes mais maligna do que seu companheiro e pura e simplesmente divertir-se com assassinatos e desgraças”(Reflexões de Victor à respeito da criação da esposa do monstro: cap 20, pg 160)




Opinião pessoal

 Eu realmente gostei da obra Frankenstein, principalmente pelo fato de se tratar de um tema atemporal, que é a recriação por nós seres humanos(característica de clássicos). Ele é discutido e repensado há séculos, e será sempre uma referência se tratando do assunto. Apesar de ser uma história fictícea e apresentar uma visão um tanto dramática, a narrativa de Mary traz um ponto de vista muito interessante da situação, e das repercussões que pode desencadear.
   Achei um pouco exagerada a ênfase que foi dada às desgraças de Victor, pois suas lamentações estão  presentes ao longo de todo o livro. Esta é a única crítica que tenho à obra.