sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Johannes Gutenberg e A invenção da imprensa...

Estes foram dois grandes marcos para o desenvolvimento da cultura europeia, e não somente para ela, pois se alastrou e influenciou toda a população mundial até os dias atuais.

  Para contar esta história, teremos que retroceder no tempo, mais precisamente até o século xv, em anos incertos, provavelmente por volta do ano 1439. Um gráfico e inventor alemão, chamado Johannes Gutenberg criou a prensa móvel, uma revolução para o mundo dos livros. Antes dela, os monges exerciam a função de copiar e ilustrar os livros, que demoravam a ser escritos e custavam uma fortuna, só pessoas muito ricas e cultas possuíam livros, e não muita gente era alfabetizada. Depois da invenção da imprensa, esta situação mudou por completo: o conhecimento, a informação e as atualidades se tornaram infinitas vezes mais acessíveis. Mas, afinal, como funcionava o mecanismo de produção nos primórdios da imprensa?

  Os tipógrafos, utilizavam pequenas letras de metal, chamadas caracteres ou tipos, que ficavam sobre as pranchas.Com a prancha preenchida com as letras certas, ela era molhada com tinta e colocada na prensa, com um folha de papel por baixo. Tudo isso era pressionado, e a folha era posta para secar, para formar cada página de cada livro. É claro, isso foi sendo feito em enorme escala, cada vez maior, inclusive, pois mais pessoas adquiriram ao ótimo hábito (ou gosto?) da leitura...